endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Meio Ambiente divulga unidades de conservação de Faxinal

Quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Última Modificação: 16/11/2022 16:03:23


Ouvir matéria

Prefeitura de Faxinal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nos dias 15 e 16 de novembro, evento para divulgação das “Unidades de Conservação do Município”.  A ação aconteceu na Praça Dealcides Bahls na terça-feira dia 15 e 16 (hoje) quarta-feira no Distrito de Nova Altamira (Faxinalzinho).

A secretária do Meio Ambiente, Letícia Cantagallo, diz que outras etapas estão em andamento para melhorias das unidades.

“Foi feito um plano de manejo em todas as áreas e agora estamos fazendo a divulgação. As próximas etapas são o cercamento e levar calçamento com pedras poliédricas em todas as unidades”, conta a secretária

Em Faxinal existem 5 (cinco) Unidades de Conservação, Fazenda Pinheiro; Fazenda Tupiatã; Fazenda Itapuã e Fazenda Belo Horizonte 1 e 2.

O que são Unidades de Conservação

Unidades de Conservação são áreas de grande importância ecológica e ambiental, podendo ser de uso direto e indireto. Elas possuem recursos e características naturais indispensáveis à vida. Essas unidades são legalmente instituídas pelo poder público, possuindo limites definidos. 

Cada unidade possui objetivos. Entre eles, a preservação da biodiversidade, a restauração de amostras de ecossistemas, a proteção de espécies raras e endêmicas, a preservação e manejo adequado da flora e da fauna, bem como paisagens, belezas cênicas, sítios abióticos e recursos hídricos, a contribuição para o monitoramento ambiental e o incentivo ao desenvolvimento regional integrado através da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais.

A unidade de conservação é, também, um poderoso instrumento na promoção de educação ambiental e conhecimento científico. 

O evento contou com diversos brinquedos infláveis e distribuição de pipoca, algodão-doce para as crianças.

 Galeria de Fotos

 Veja Também