Av. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr

prefeitura@faxinal.pr.gov.br

(43) 3461-8000

×

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE FAXINAL SE PREPARAM PARA A PROVA BRASIL 2021

Quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Última Modificação: 10/11/2021 13:17:42


Ouvir matéria

Alunos do 5º ano do ensino fundamental de 6 escolas da Rede Municipal de Faxinal vão participar, entre os dias 11 e 12 de novembro, da Prova Brasil 2021, do Ministério da Educação (MEC). Os testes aplicados têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Bem como calcular o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na prova os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, de matemática, com foco na resolução de problemas, e um questionário socioeconômico, que fornece informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Além disso, a Prova Brasil tem um objetivo específico que merece uma atenção especial: “Fornecer informações sobre as unidades escolares que sejam úteis aos gestores da rede a qual pertençam às escolas avaliadas”. Para isso, o Inep divulga publicamente esses resultados e qualquer pessoa pode ter acesso.

No QEdu, os dados da Prova Brasil estão disponíveis na aba ‘Aprendizado’. Você já viu como está o aprendizado no seu estado, cidade ou escola? Os dados disponíveis no QEdu são gratuitos, mas alguns filtros requerem cadastro, também gratuito, para serem visualizados.

Os resultados gerados a partir da Prova Brasil são utilizados, por exemplo, para “oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas”.

Segue o cronograma das escolas do município que vão participar da Prova Brasil

11/11

Escola Mun. Professora Cenira Gamarros Queiróz

Escola Municipal Marechal Rondon

12/11

Escola Municipal Professora Elza Davantel Cabral

Escola Municipal Tancredo Neves

Escola Municipal Cecília Meireles

Escola Municipal do Campo Epitácio Pessoa.

 Galeria de Fotos

 Veja Também