endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Prefeito de Faxinal toma posse como presidente da Junta do Serviço Militar

Terça-feira, 17 de agosto de 2021

Última Modificação: 19/08/2021 08:31:21


Ouvir matéria

O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo, o Gallo, foi empossado na tarde desta terça-feira, 17, como presidente da 109ª Junta do Serviço Militar do município. A solenidade ocorreu no gabinete da Prefeitura e contou com a presenças do Tenente Reginaldo da Silva, Delegado do Serviço Militar do PRM 05-002; Cabo Eduardo Naves e Sebastião Cesar de Castro, responsável pela Junta de Alistamento Militar de Faxinal.

O prefeito fez o juramento à Bandeira, e assinou o Termo de Posse. O cerimonial é previsto em Lei do Serviço Militar e foi formalizado por ocasião de sua assunção ao cargo de prefeito, tornando-se, o representante oficial do município e firmando compromissos com relação aos encargos e manutenção da Junta de Serviço Militar.

"A administração municipal sempre foi e, será parceira para atender todas as demandas da Junta de Serviço Militar", concluiu o prefeito Gallo, após a solenidade de posse.

 Por ocasião da posse, também foi cumprida uma visita técnica (VOT) na sede da junta de Serviço Militar do município.

Para a manutenção do serviço em Faxinal, o município já designou servidores municipais (ocupantes de cargos efetivos) e reestruturou o prédio para auxiliar os serviços da Junta. Vale ressaltar que atualmente o Alistamento Militar é realizado via internet.

Por tratar-se de município "não tributável", ou seja, não possuem companhia militar ou Tiro de Guerra, os cidadãos da cidade e da região são dispensados de prestar o serviço militar.

Alistamento

O alistamento militar é obrigatório para todo brasileiro (sexo masculino) nato. No primeiro semestre do ano em que completa 18 anos, o jovem deve procurar uma junta do serviço militar do Exército, Marinha ou Aeronáutica, e alistar-se.

Sem o certificado de alistamento e dispensa, o cidadão fica impedido de emitir passaporte, ingressar no emprego público, matricular-se em faculdade ou inscrever-se em concurso público.

Em Faxinal, o posto da Junta do Serviço Militar funciona na Av. Brasil em frente ao Deposito Navarro. O atendimento é das 8h às 17:30.

 Galeria de Fotos

 Veja Também