endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Campanha de prevenção precoce do câncer de mama e colo de útero vai até dia 31 no posto central

Quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Última Modificação: 24/10/2019 09:59:20


Ouvir matéria

Ações vão até o dia 31 de outubro e ocorre somente na Unidade Básica de Saúde Central (UBS) . Para participar, não é preciso se inscrever.

A Secretaria Municipal de Saúde, informa a população de Faxinal que está em campanha de coleta de “Exame Preventivo do Câncer do Colo de Útero” e pedidos de “Exames de Mamografia” na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central até dia 31 de outubro, das 17 ás 20 horas.

A campanha é mundial, e visa a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Recentemente, a prevenção do câncer de colo do útero também passou a integrar a campanha.

Incidência

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Acima dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, mas a maioria dos casos tem bom prognóstico.

Entre os homens a incidência de câncer de mama é rara, representando menos de 1% do total de casos.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Apesar da infecção genital pelo HPV não causar doença na maioria das vezes, em alguns casos há alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Essas alterações são descobertas facilmente por meio do exame conhecido como Papanicolau, e os casos são curáveis em sua grande maioria. 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também