endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Faxinal inicia projeto de recuperação e proteção de nascentes

Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Última Modificação: 23/09/2019 09:53:36


Ouvir matéria

Nesta sexta feira dia (20) de setembro, de 2019, a equipe da Vigilância Sanitária de Faxinal, juntamente com a 16ª Regional de saúde de Apucarana, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Adapar, realizaram um importante trabalho de recuperação e proteção de nascente de água na área rural do município. O intuito do projeto é levar água de qualidade para todas as famílias que residam na zona rural. Antes de realizar a recuperação, as equipes recolheram amostras de água para fins de análise microbiológica que foram retiradas diretamente da fonte em frascos esterilizados, fornecido pelo Laboratório da 16ª Regional de Saúde (LAREN), o resultado, foi que a água estava imprópria ao consumo humano.

Para Michael Bento, Diretor do departamento de Vigilância Sanitária Ambiental e Saúde do Trabalhador de Faxinal, esse é um importante trabalho que vai melhorar a qualidade de vida da população e da água que corre na região, aumentando a quantidade de água disponível e promovendo a preservação adequada dos recursos hídricos.

“Estaremos realizando a coleta e análise dessa nascente em breve para comprovar que a mesma se tornara própria ao consumo, após o trabalho de recuperação. Agradeço o apoio de todos os envolvidos, a administração Municipal pelo total apoio e principalmente a equipe de agentes de Endemias”, finalizou Bento.

Vale destacar que no Vale do Ivaí, várias cidades já vem adotando o projeto de recuperação e preservação de nascentes.

 

COMO RECUPERAR E PRESERVAR

Para que as nascentes recuperem ou mantenham água de qualidade para o consumo é necessário adotar práticas simples como:

- Não construir currais, chiqueiros, galinheiros e fossas

Sépticas nas proximidades acima das nascentes;

- Não desmatar no entorno das nascentes;

- Cercar as nascentes a uma distância mínima de 50 metros do olho d’água, evitando a entrada do gado e contaminação da água com o estrume;

- Utilizar adubos e agrotóxicos só quando necessário e

em quantidade recomendada mantendo distância das

Cabeceiras das nascentes;

- Não usar adubos e agrotóxicos em áreas de várzea e próximas às nascentes e rios.

 Galeria de Fotos

 Veja Também