endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

2ª CAMINHADA DAS ÁGUAS - Subsímbolo: Cascudo

Segunda-feira, 18 de março de 2019

Última Modificação: 18/03/2019 13:49:14


Ouvir matéria

Na manhã do dia 17/03/2019, após uma boa chuva na noite anterior, começou a aglomeração dos caminhantes, todos animados! Após verificação de rotina, embarcaram no ônibus que rumou para a propriedade do Sr. Pernambuco. O dia apresentou um clima agradável, próprio para uma boa caminhada.

Este foi o segundo evento do Calendário Turístico do município de Faxinal, que conta com doze eventos que acontecem todo mês, eventos implantados pela Secretaria de Turismo de Faxinal, sendo seis deles linkados com os Subsímbolos: Cascudo, Manacá da Serra, Cravo do Mato, Jaguatirica, borboleta Seda Azul e Carcará. Segundo o Secretário de Turismo, Alessandro Proença: “Nos quinze dias que antecedem cada Evento Turístico que tenham os subsímbolos como representantes, os alunos da rede pública fazem redações, cartazes, aprendem sobre a importância da acolhida turística, aprendem a respeitar as matas ciliares, nascentes, preservar as trilhas e não jogar lixo nas estradas e rios.  Essa ação foi feita através de Lei, reconhecendo os seis subsímbolos de Faxinal e com a parceria da Secretaria da Educação, Eliane Tonin e do Secretário de Meio Ambiente, Oliveira Machado. Com a Lei criada em 2018, estamos protegendo 6 espécimes da flora e fauna do nosso município e fazendo com que nossas crianças tenham um conhecimento amplo da necessidade de respeitar a natureza e assim deixarmos um legado para nossos filhos”.

A caminhada começou muito animada com o aquecimento feito pelo Professor de Educação Física, Rômulo Moreira dos Santos, proprietário da Academia Sport Life. Logo após o alongamento, o Secretário de Turismo fez algumas explanações e recomendações para os caminhantes que foram auxiliados pelo Turismólogo Marcílio Júnior e o Diretor de Turismo Leandro Marques que trabalham no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e Bruno Gaudino, da Defesa Civil. Passaram pelas Cachoeiras:  Gotas de Cristal, Gotinhas de Cristal, Queda da Gordinha, Assentamento e o Toboágua natural Três Barras, totalizando 5 Km e cinco atrações, ou seja uma atração a cada quilômetro. Quando todos já se sentiam cansados, encontraram o Sítio Santo Antônio do Sr. Toninho e sua esposa Anália, pessoas extremamente acolhedoras e hospitaleiras, aí tiveram a oportunidade de se hidratar com água direto da mina, fresquinha, o que deu novo vigor para terminar a caminhada.

Chegando ao Recanto das Palmeiras, os caminhantes ainda foram até o Toboágua natural Três Barras, sempre tirando muitas fotos e felizes por estarem em contato direto com a natureza. No retorno foram recebidos pelo Pedrinho, que tem uma acolhida turística fantástica, apresentou todo o seu empreendimento e nos agraciou com uma ótima comida. Segundo o relato de uma das caminhantes: “Essa caminhada nos deixou encantados, querendo a partir de agora,  participar de todas as outras que virão!!!”, Aletheia Miculis.

Repleto de belezas naturais, Faxinal oferece ao turista uma grande variedade de opções em atrativos do turismo rurais e de aventura. Tem cinco propriedades particulares que oferecem, apartamentos, chalés, quiosques, piscinas, toboáguas, trilhas, restaurantes, campings e muito mais. Todos os eventos do Calendário Turísticos de Faxinal, podem ser encontrados no site: www.faxinaldascachoeiras.com

Naveguem pelas abas: Início, Vídeo Turismo, Vídeo Institucional e Blog. Você terá todas as informações necessárias no fone 43 3461-4290, no CAT (Centro de Atendimento ao Turista). Será um prazer receber você em Faxinal das Cachoeiras.

 Veja Também