endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Vigilância Sanitária de Faxinal participa da primeira reunião com as VISAS municipais (técnicos VIGIAGUA)

Sexta-feira, 27 de julho de 2018

Última Modificação: 08/08/2018 09:24:15


Ouvir matéria

 A Vigilância Sanitária de Faxinal esteve presente na reunião da VIGIAGUA realizada dia 24/07/2018, no auditório da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, esta é a primeira reunião com as VISAS municipais (técnicos VIGIAGUA) e instituições convidadas. O objetivo foi apresentar ao público-alvo, o quanto as boas politicas públicas desenvolvidas pelo governo, pelas instituições, pelo cidadão, afetam de forma positiva a vida dos cidadãos.

Durante o evento foi discutido a cobertura vegetal no Estado do Paraná, as bacias hidrográficas e sobre pontos de captação superficial e subterrâneo (poços e minas), bem como a legislação pertinente as ações relacionadas a captação e distribuição da água para consumo humano.

A reunião, contou de forma intensa com a interação das instituições e dos municípios no que tange a perguntas, respostas e apresentações das ações desenvolvidas, sugestões, etc..  .

Ficou acordado por todos, que há necessidade de continuar com essas reuniões, agregando novos parceiros e que culmine com o plantio de 200 mudas de araucária por município e, se possível, de espécies nativas nas margens dos rios e no entorno das nascentes selecionados, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação da vegetação (reflorestar) em virtude da crise hídrica que estamos passando.

Sugestões importantes foram apresentadas pelos Rotary’s, Lions Club, SANEPAR, Polícia Ambiental, Secretarias Municipais de Saúde (VISA’s), Núcleo Estadual de Educação.

Segundo Michael Bento de Faxinal,Tal necessidade de conscientização a ação, foi uma das propostas que ocorreu nas reuniões mensais (área técnica) e assim, os técnicos das VISAS municipais, responsáveis pelo programa VIGIAGUA/SISAGUA, além da atuação no cadastro, controle e vigilância, partem para a necessidade da busca de parceiros com o mesmo objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas neste projeto de desenvolvimento na proteção e recuperação das nascentes e margens de rios, através do reflorestamento com araucárias e árvores nativas.

Vigilância Sanitária de Faxinal participa da primeira reunião com as VISAS municipais (técnicos VIGIAGUA) Crédito: Assessoria PMF
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também