Av. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr

prefeitura@faxinal.pr.gov.br

(43) 3461-8000

×

especial

O mapa dos concursos pelo Brasil

Sexta-feira, 30 de maio de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:50:12


Ouvir matéria

Com boas oportunidades para a área jurídica, 2014 revela-se um excelente ano para quem deseja ingressar na carreira pública. Confira os concursos com inscrições abertas e os previstos até dezembro

Maio já está chegando ao fim, mas o ano de 2014 ainda reserva boas oportunidades para quem deseja conquistar uma tão sonhada vaga no serviço público paranaense. No momento, há dois concursos importantes com inscrições abertas para a área jurídica: o do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) e o da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

A previsão de especialistas é de que até o fim do ano sejam publicados os editais de outros três certames que prometem ser bastante procurados: INSS, Polícia Federal e Guarda Municipal de Curitiba.

Fato é que a grande oferta de vagas faz com que a concorrência fique ainda mais acirrada, porque quem está se preparando para uma das provas acaba adquirindo conhecimentos que serão úteis para as demais. Por isso, a preparação para quem deseja ingressar na carreira pública deve começar com bastante antecedência. Além de manter uma rotina de estudos frequente, uma boa dica é focar nas disciplinas com maior peso no edital do concurso escolhido.

Em geral, o conteúdo básico para cargos de analista e técnico – bastante comuns em concursos na área jurídica – são Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Direito Constitucional. A diferença fica por conta do peso: nas vagas de técnico, o candidato deve ter apenas noções do direito. Já para as vagas de nível superior são cobradas as disciplinas de forma mais aprofundada, com cobrança maior de entendimentos jurisprudenciais e súmulas dos tribunais superiores.

Além das atividades dos cargos, é importante o candidato saber as diferenças do conteúdo programático de cada vaga. “Por exemplo, no estudo de caso do analista judiciário área judiciária no concurso do TRF4, o candidato deverá falar sobre Direito Previdenciário e Administrativo. Já para o cargo de oficial avaliador federal, os casos serão de Direito Processual Civil e Processual Penal”, explica o diretor do curso Luiz Carlos Henrique Arns de Oliveira.

O diretor executivo do Aprova Concursos, Bruno Branco, destaca que 2014 provavelmente será o melhor dos últimos cinco anos para os concurseiros. “A oferta de 58 mil vagas em todo o país é bastante representativa e estava prevista na Lei Orçamentária Anual [LOA]. Além disso, em diversos estados houve o incremento de muitas vagas”, afirma.

O Justiça & Direito organizou um mapa dos concursos públicos com inscrições abertas – ou previstas – para este ano. Programe-se, estude e boa sorte.

Previstos para este ano, mas ainda sem edital publicado

INSS: Previsão de abertura de vagas para nível médio para ainda este ano. A expectativa, segundo o diretor do Curso Luiz Carlos, Gustavo Arns, é que seja um grande número de vagas. Este é um concurso que deve ter grande procura porque o salário é de R$ 4.643,87 para carga horária de 6 horas diárias. Muitos bacharéis em Direito utilizam este tipo de concurso como um “trampolim” para cargos maiores, como a magistratura e o Ministério Público, já que a jornada de trabalho permite que eles se dediquem aos estudos diariamente.

Polícia Federal: Edital para agentes já está autorizado desde março. O concurso contempla o preenchimento de 600 vagas de nível superior. A previsão é que ele seja publicado até setembro.

Guarda Municipal de Curitiba: O edital para 500 vagas de nível médio está autorizado desde 2013. Agora a expectativa é de que o documento seja liberado até o fim deste ano.

Fonte: Curso Luiz Carlos e PCI Concursos.

Fonte: gazeta

 Veja Também