endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

pesquisa

Cresce chance de segundo turno para presidente, diz Datafolha

Sexta-feira, 09 de maio de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:52:08


Ouvir matéria

Intenções de voto na presidente Dilma caíram, enquanto porcentual de oposicionistas cresceu

A chance de as eleições presidenciais terem segundo turno cresceu, conforme aponta pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo o levantamento, as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff oscilou em baixa, de 38% para 37%, enquanto o pré-candidato Aécio Neves (PSDB) avançou de 16% na pesquisa anterior para 20%, agora. Eduardo Campos (PSB) tem 11% e também oscilou em alta, já que na pesquisa publicada em abril o ex-governador de Pernambuco tinha 10%.

O jornal destaca que, apesar de ter variado dentro da margem de erro, a presidente Dilma apresenta recuo gradual nos últimos levantamentos, enquanto os adversários estão em ascensão. Dessa forma, segundo a pesquisa Datafolha, a petista teria hoje 37% das intenções de voto contra 38% da soma dos outros candidatos, o que aponta para uma situação de empate técnico e diminui a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno a eleição de 5 de outubro.

No cenário de primeiro turno que desconsidera os candidatos nanicos, a presidente Dilma aparece com 41% das intenções de voto, contra 22% de Aécio Neves (PSDB) e 14% de Eduardo Campos (PSB). Neste cenário, 16% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto e 7% não souberam responder.

A pesquisa revela ainda que 58% gostariam que o ex-presidente Lula fosse o candidato do PT. Entre os que têm preferência pelo PT, 75% afirmam que preferem Lula na disputa das eleições para 2014.

Dilma venceria no 2º turno

A presidente Dilma Rousseff venceria o segundo turno nas eleições contra qualquer dos dois principais adversários. No cenário do Datafolha em que a presidente enfrentaria Aécio Neves (PSDB), ela registrou 47% das intenções de voto contra 36% do tucano. Um mês antes, Dilma aparecia vencendo no mesmo cenário com 50% das intenções de voto contra 31% de Aécio e, em fevereiro, a vantagem era de 54% contra 27%.

Já no cenário contra Eduardo Campos (PSB), Dilma tem 49% da preferência dos eleitores contra 32% do pessebista. Na última pesquisa, Dilma vencia de Campos com 51% da preferência dos eleitores versus 27% para Campos e, em fevereiro, ela tinha 55% contra 23% dele.

Metodologia

O levantamento do Datafolha ouviu 2.844 pessoas, em 174 cidades. O nível de confiança é de 95%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, há um empate técnico entre todos os candidatos. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00104/2014.

Fonte: gazeta

 Veja Também