Av. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr

prefeitura@faxinal.pr.gov.br

(43) 3461-8000

×

Internacional

Coreias retomam negociaes sobre encontro entre famlias separadas pela guerra

Sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Última Modificação: 05/11/2018 14:04:50


Ouvir matéria

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os governos das Coreias do Sul e do Norte retomaram hoje (23) o diálogo em busca de um acordo para promover reuniões entre as famílias separadas durante a guerra que dividiu os dois países (1950-1953). As conversas em busca de um acordo foram interrompidas em 2010, quando houve um agravamento das tensões entre os dois governos. As Coreias ainda mantêm relação tensa.

Organizada a pedido da Coreia do Sul, a reunião começou na fronteiriça Aldeia da Trégua de Panmunjom, com o objetivo de desbloquear o assunto e promover um novo encontro entre famílias em 19 de setembro, quando ocorre a festa da colheita (Chuseok, em coreano), uma das celebrações mais importantes da península.

"A questão das famílias separadas pela guerra é um dos temas mais urgentes agora. Vou fazer todo o possível para aliviar a sua dor por meio do diálogo", disse Lee Duck-hang, líder da equipe de mediação da Coreia do Sul.

Especialistas dizem que a reunião é fundamental para aproximadamente 73 mil sul-coreanos que pediram o encontro, pois 80 % deles têm mais de 70 anos.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

 Veja Também