Av. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr

prefeitura@faxinal.pr.gov.br

(43) 3461-8000

×

Boa Vida

Antes de viajar, é melhor fazer algumas contas

Terça-feira, 13 de novembro de 2012

Última Modificação: 05/11/2018 14:15:50


Ouvir matéria

Despesas com hospedagem, deslocamentos, alimentação, entretenimento e compras devem ser previstas com antecedência

Para muitos brasileiros, fim de ano é hora de viajar. Mas, para isso, é importante lembrar de preparar as finanças. Assim, é maior a chance de restarem boas lembranças. A orientação dos especialistas é, “antes da viagem, coloque na ponta do lápis alguns itens”.

São eles: despesas com hospedagem, que podem ser reduzidas com casa de amigos ou pousadas; deslocamento (passagens ou combustível); transporte no local (táxis ônibus e metrô); alimentação (restaurantes ou compras no mercado); entretenimento e compras.

Há a opção de contratar pacotes prontos das agências de viagens, mas é preciso verificar se eles cobrem todos os itens e comparar os preços com a viagem avulsa. Muitos gastos podem ser reduzidos se comprados com antecedência.

Para as compras, é interessante separar uma verba e não se deixar levar pelas boas ofertas. “Não caia naquela de estar muito barato e comprar mesmo que não precise. Aí você vai ter surpresas”, diz o professor da FGV Alexandre Canalini.

A melhor opção é fazer uma lista do que quer comprar antes de viajar e já pesquisar os preços para separar o dinheiro. “O fundamental é antever o que você vai fazer na viagem”, diz o educador financeiro Mauro Calil.

Outro item importante é decidir como levar o dinheiro. As opções mais comuns hoje são cartão de crédito, pré-pagos e dinheiro vivo. “O dinheiro é bom para quem não tem a menor ideia de quanto está gastando”, diz Calil. Mas facilita o controle e não tem o efeito “câmbio surpresa” e o IOF, como os cartões de crédito. Os cartões pré-pagos são mais fáceis de controlar e têm IOF menor.

Alguns especialistas recomendam levar um pouco em cada meio. Seja qual for a forma, é essencial anotar os gastos para manter o controle.

Fonte: gazeta

 Veja Também