endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

VACINA DA GRIPE - INFLUENZA

Vacinação contra a gripe vai até sexta-feira, 9, no calçadão

Quinta-feira, 08 de julho de 2021

Última Modificação: 08/07/2021 13:13:03


Ouvir matéria

Para ampliar o acesso às vacinas contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal realiza vacinação no Calçadão do Centro (em frente ao banco Itaú), mediante apresentação do RG, cartão SUS ou carteira de vacinação. Para quem já foi imunizado com a vacina da covid-19, é importante lembrar que um intervalo de duas semanas deve ser respeitado entre as vacinas.  

As doses imunológicas estão disponíveis até nesta sexta-feira, 9, de julho, das 9h às 15h, em frente ao banco Itaú, no calçadão.

Gripe

A vacina contra o vírus influenza protege contra a gripe, inclusive o H1N1. Neste momento de pandemia, receber a vacina é importante para diminuir possíveis complicações decorrentes da gripe, como problemas respiratórios. Além de evitar confusões sobre os sintomas de gripe e Covid-19.

A vacina da gripe pode ser tomada junto com a vacina da COVID-19?

Não. É recomendado que essas vacinas não devam ser tomadas simultaneamente. 

 Para pacientes que têm indicação de receber as duas vacinas, um tempo mínimo de duas semanas deve ser respeitado entre as vacinas. Diante da pandemia da COVID-19, recomendamos que os pacientes que estejam próximos de serem convocados para receber a vacina contra COVID-19 priorizem esta vacina para depois receberem a vacina da gripe. 

Qual vacina contra COVID-19 devo tomar se também tiver que tomar a vacina da gripe?

Não existe contraindicação para uso de nenhuma das vacinas contra COVID-19 aprovadas no Brasil caso a vacina da gripe também tenha que ser aplicada ao paciente. Importante ressaltar apenas que o tempo de duas semanas entre o recebimento dessas vacinas deve ser respeitado.

Como tomar a vacina da gripe se recebi a vacina Coronavac contra COVID-19?

Se você recebeu ou vai receber a primeira dose da vacina Coronavac, você deve esperar receber a segunda dose desta vacina. Só após a segunda dose da Coronavac você deve esperar o tempo mínimo de duas semanas e daí receber a vacina para gripe. É importante lembrar que a segunda dose da Coronavac deve ser aplicada com intervalo de 2 a 4 semanas. 

Como tomar a vacina da gripe se recebi a vacina Astrazeneca/Oxford contra COVID-19?

Se você recebeu ou vai receber a primeira dose da vacina Astrazeneca/Oxford, você deve esperar duas semanas desta primeira dose e receber a vacina da gripe. 

Recomenda-se o recebimento da segunda dose da Astrazeneca/Oxford após 3 meses da primeira dose. Visto que o tempo entre as duas doses da Astrazeneca/Oxford é maior torna-se viável e seguro o recebimento da vacina da influenza neste período. 

Se a expectativa para eu tomar a vacina contra COVID-19 for demorada, posso tomar a vacina da gripe primeiro?

Sim. Caso não haja expectativa do grupo em que você se encontra ser contemplado com a vacina da COVID-19 nas próximas semanas, recomendamos que tome a vacina da gripe primeiro. Após a vacinação da gripe, você poderá receber qualquer vacina contra COVID-19 após duas semanas. 

 Galeria de Fotos

 Veja Também