endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Agricultores familiares de Faxinal participam de chamada pública para compra de alimentos destinados a merenda escolar

Terça-feira, 06 de abril de 2021

Última Modificação: 07/04/2021 16:25:07


Ouvir matéria

Agricultores familiares de Faxinal participaram na tarde de segunda-feira (5) de uma reunião sobre a Chamada Pública para compra de alimentos destinados à merenda escolar do município. Mesmo com as aulas suspensas devido a pandemia do novo coronavírus covid-19, os kits para alunos carentes da rede pública continuam sendo entregues.

Esta ação aconteceu para cumprimento da Lei de nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura Familiar.

O encontro também serviu para estreitar a comunicação com os fornecedores e garantir a qualidade e preços dos produtos oferecidos.

Segundo a nutricionista responsável pelo programa, Cibelli Aparecida Kaplum, a Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura com apoio da Emater tem dado total apoio à agricultura familiar do município.

“A gestão municipal se preocupa com a qualidade da alimentação dos alunos e valoriza cada vez mais os produtores rurais da nossa cidade. Este encontro da alimentação escolar com a agricultura familiar, tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública de ensino. Além disso, tem contribuído para o aumento da renda do pequeno agricultor", concluiu. .

Em Faxinal são 2.000 mil alunos atendidos pelo programa de aquisição de alimentos que é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.

Para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os agricultores precisam estar com os documentos exigidos em dia, como: cópia do RG e CPF autenticados; DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf que reconhece os agricultores familiares como aptos para que possam participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF e certidões Federal, Estadual e Municipal.

Estiveram presentes diversos agricultores, representantes da Secretaria Municipal de Educação; Reginaldo Pavese, responsável pela Secretaria Municipal de Agricultura; funcionários da EMATER; Marcio Jedneralski, presidente da Associação de Agricultores Familiares – AAFF. A reunião foi conduzida pela nutricionista Cibelli Kaplun e todas as normas de distanciamento foram respeitadas.

 Galeria de Fotos

 Veja Também