endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Prefeitura fará Audiência Pública online dia 25 de junho, para revisão do Plano Diretor Municipal

Terça-feira, 16 de junho de 2020

Última Modificação: 25/06/2020 08:06:45


Ouvir matéria

A Prefeitura de Faxinal por meio da Secretaria Municipal de Planejamento – SEMUPLAN e Conselho Municipal das Cidades – COMCIDADE, realizará no próximo dia 25 de junho, de 2020, a primeira Audiência Pública para a revisão do Plano Diretor, que está sendo elaborado para o município. A audiência que tem por objetivo promover a interação da população e sensibilizar quanto à importância do Plano Diretor Municipal, será realizado às 18h30min no Salão do 40 Country Club, localizado na Av. Brasil, nº 675, centro (esquina com o Banco Sicoob).

O Secretário de Planejamento do município e presidente do Conselho Municipal das Cidades, Vinicius Theodorovcz Costa, convida a população para participar da audiência e ressalta a importância dos munícipes em conhecer e dar sua opinião sobre esse plano de trabalho que visa o futuro do município. “Convidamos a população de Faxinal para participar e conhecerem as mudanças que podem acontecer no Plano Diretor do nosso município. Embora a reunião seja com certo limite de pessoas para não haver aglomeração, é muito importante a participação de todos para conhecer o projeto e dar sua opinião, para que juntos possamos planejar um futuro diferente para a nossa cidade”, convida Costa.

Proposta

ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELA SEMUPLAN

A-) Alteração do Perímetro Urbano do Município:

Ampliação do perímetro urbano, sugerindo que as atuais áreas rurais circunvizinhas a área urbana sejam incorporadas a Área de Expansão Urbana, permitindo assim, o crescimento do perímetro urbano da cidade em todas as regiões lindeiras a sede do município.

B-) Alteração do Atual Zoneamento Existente:

Ampliação da área de abrangência do Zoneamento Central – ZC, incorporando áreas do então uso misto para uso do Zoneamento Central, permitindo nessas áreas uma Taxa de Ocupação maior dos Lotes, bem como melhor índice de aproveitamento, propiciando a verticalização e modernização das áreas onde então são norteadas pela ZUM – Zonas de Uso Misto.

C-) Criação de ZR 1 e ZR2

Alteração da então Zona Residencial - ZR, para Zona Residencial l – ZR1, onde visa o adensamento populacional pequeno, o aumento da Taxa de Ocupação e do Coeficiente de Aproveitamento maior que o existente.

Criação da Zona Residencial ll - ZR2 – onde visa o adensamento populacional maior, com Taxa de Ocupação e Coeficiente de Aproveitamento maior, porém, em lotes de menor área quadrada, atendendo público com poder aquisitivo menor, utilizando-se de recursos dos programas populares de habitação.

 

D-) Ampliação da Zona de Comercio e Serviços – ZCS

Ampliação dessa Zona, visa regulamentar comércios e serviços já existentes nas principais vias de acesso aos bairros, e promover o maior desenvolvimento dos bairros distantes da sede do município.

E-) Ampliação da Zona Industrial:

Ampliação da área que abrange a atual Zona Industrial do Município, visando criar áreas adicionais para concentração, ampliação e instalação de empresas no município.

F-) Alteração Zona Parque:

Alteração da área da atual Zona Parque, para ZR1, regulamentando e regularizando edificações já existentes no local, possibilitando o uso da área para Edificações Residenciais com baixa densidade populacional.

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do seu município. Ele organiza a cidade e proporciona melhor qualidade de vida, por isso deve ser discutido com toda a sociedade antes de sua transformação em lei. Somente a população sabe o que o município precisa, portanto a sua participação é de extrema importância para o planejamento urbano.

Para o que serve?

O Plano Diretor serve para organizar o funcionamento e o crescimento da cidade, auxiliando os agentes públicos e privados que atuam na construção e administração, contribuindo para uma melhor gestão e uso das terras do município. Um Plano Diretor bem feito garante uma cidade mais justa, moradia a todos, com maior qualidade de vida, emprego, transporte, acessibilidade, cultura, entre outros.

Para mais informações: smplan@faxinal.pr.gov.br ou pelo telefone (43) 3461 80 14. 

 

Protocolo

Em atendimento aos protocolos do COVID-19, a reunião será acompanhada por equipe da Secretaria de Saúde e seguirá todas as normas de distanciamento e outras que se fizerem necessárias, bem como será transmitida online via facebook em link a ser previamente disponibilizado no site www.faxinal.pr.gov.br.

Para mais informações: smplan@faxinal.pr.gov.br ou pelo telefone (43) 3461 80 14. 

 Galeria de Fotos

 Veja Também