endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Faxinal recolhe 17 toneladas de pneus inservíveis

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Última Modificação: 15/01/2020 09:02:27


Ouvir matéria

Prefeitura de Faxinal, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o setor de meio Ambiente, Serviços Urbanos e Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador – CVASST, recolheu cerca de 17,5 toneladas de pneus inservíveis gerados no município de Faxinal. A ação foi realizada nesta terça-feira (14), no depósito de pneus inservíveis, localizado no pátio Municipal. Com esta coleta já são totalizados 62,95 toneladas de pneus inservíveis fora de circulação, não contaminando o meio ambiente.

O recolhimento de pneus em Faxinal, começou em 2017, após assinatura de convênio de cooperação mútua entre o Município e a Associação Reciclanip de São Paulo - entidade vinculada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos que promove a coleta e o envio para reaproveitamento de pneus inservíveis para mais de 800 pontos em todo o País. A coleta é feita pela empresa Xibiu Comércio e Reciclagem de Pneus Ltda, da cidade de Araucária – Pr.

CONVÊNIO

Assinado em 2017, o convênio com a Reciclanip, prevê a adoção de medidas de prevenção para evitar danos ambientais e que possam afetar a qualidade de vida da população. A ação da entidade, em parceria com a Prefeitura Municipal, é comparada aos principais programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

O Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, foi criado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que representa os fabricantes de pneus novos e atende a resolução 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que regulamenta o descarte, acondicionamento e a destinação final adequada dos resíduos pneumáticos, classificados como perigosos.

.

ALERTA – A Vigilância Sanitária alerta que um pneu pode demorar mais de 150 anos para se decompor. Por isso os pneus inservíveis, descartados de forma inadequada, podem causa sérios riscos ao meio ambiente e à saúde da população. Michael Bento, diretor da Vigilância Sanitária, ressaltou que os pneus abandonados em ruas, quintais e oficinas podem servir como foco para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Os pneus podem ainda causar entupimentos nas redes de esgoto, aumentando o risco de enchentes, além de poluir os rios e ocupar um volume significativo nos aterros sanitários. Caso sejam queimados de forma inadequada a fumaça gera poluição atmosférica. Por isso, é fundamental investir em sua reciclagem, evitando o descarte na natureza.

“Por isso solicitamos que a população e empresas de serviços, que utilizam pneus, colaborem com a Prefeitura, evitando jogar os pneus inservíveis em terrenos baldios, acarretando sérios riscos à saúde e ao meio ambiente, principalmente neste período de chuvas, onde o acumulo de água é maior”, declarou Bento.

Dúvidas, informações ou denúncias sobre a coleta de pneus inservíveis podem ser repassados a Vigilância Sanitária por telefone (43) 3461-22-81.

Fonte: /Fotos Lobão

 Galeria de Fotos

 Veja Também