endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Secretário de Estado do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, participa do Fórum Regional do Desenvolvimento do Vale do Ivaí em Faxinal.

Sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Última Modificação: 25/05/2020 13:18:55


Ouvir matéria

A Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes promoveu nesta quinta-feira (21) o 4º Fórum Regional de Secretários Municipais do Planejamento em Faxinal. O evento, coordenado pela Escola de Liderança do Paraná foi promovido em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), juntamente com a Paraná Projetos e reuniu Secretários Municipais das prefeituras da Região.

Fórum foi realizado no Salão Municipal, Pastor Miguel Pereira dos Santos e teve por objetivo apresentar aos secretários municipais de Planejamento, os principais planos de governo e possibilidades de parceria em sua execução.

Na oportunidade, o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, entregou o projeto de sinalização da Rota Cicloturistica do Vale do Ivaí aos prefeitos.

Em seu pronunciamento, o secretário de Estado e Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, disse que o objetivo do governador Carlos Massa Ratinho Junior é desenvolver cada região do Paraná com planejamento em base nas vocações regionais.

“Esse encontro nos mostra como o Estado pode contribuir para o desenvolvimento da região. Cada município tem seu valor e importância e por isso queremos ouvi-los para planejar o futuro”, disse o secretário.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Ylson Alvaro Cantagallo, o Gallo, prefeito de Faxinal, destacou a importância do Fórum, assim também como a presença do secretário de Desenvolvimento do Paraná em Faxinal.

“Os municípios do Vale do Ivaí podendo mostrar seu potencial é muito bom para a geração de emprego. Isso mostra que tipo de empresa pode estar vindo para região. E hoje com a vinda do nosso secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, ele pode acompanhar pessoalmente o potencial de Faxinal e de cada cidade hoje aqui mostrando seus produtos na Feira” frisou Gallo.

Durante o Fórum, técnicos agrícolas da Emater apresentaram um Plano de Desenvolvimento para a Região, como ações de valorização da agricultura familiar e rota do cicloturismo. Também foi discutido ofertas de linhas de crédito para pequenos negócios e apresentado um levantamento socioeconômico da região, potencial do turismo de aventura e da fruticultura. Também foram apresentados por agricultores de Faxinal e de cidades vizinhas, exemplos de experiências locais que está dando resultados.

A Feira com Agricultores Familiares e Artesãos de Faxinal e da Região, também foi destaque do evento, onde casa agricultor pude expor seus produtos para exposição, divulgação e comercialização dos produtos. A organização foi da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Emater, Sala do Empreendedor de Faxinal e Microempreendedor Individual (MEI).

Participaram do evento os prefeitos, Junior da Femac, Apucarana; Fabio Hidek, São João do Ivaí; Paulinho, Califórnia; Deodato, Arapuã; Moacir Adreola, Novo Itacolomi; Adhemar Rejane; Marumbi; Reinaldo Adreola, Novo Itacolomi; Aquiles Takeda, Marilândia do Sul; Miguel Amaral, Ivaiporã; Adauto Mandu, Lidianópolis; Washington Luiz da Silva, Kaloré; Raimundo Severiano de Almeida, Bom Sucesso. Outros prefeitos mandaram representantes.

Fonte: /Fotos Lobão

 Veja Também