endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Secretaria de Turismo realiza com sucesso 2ª Caminhada do Monge em Faxinal

Domingo, 23 de junho de 2019

Última Modificação: 24/06/2019 08:06:34


Ouvir matéria

Neste domingo, dia 23 de junho, aconteceu a 2ª Caminhada do Monge João Maria de Jesus, organizada pela secretaria de Turismo de Faxinal.

A recepção e a confirmação das inscrições aconteceram por volta as 07h00 da manhã no Centro de Eventos Pastor Miguel Pereira dos Santos, onde foi servido um delicioso café da manhã. Já a saída, aconteceu por volta da 8h da manhã após alongamento com o professor Rômulo Moreira dos Santos e benção dos participantes com o Padre Adventino em frente a Matriz São Sebastião. A Caminhada teve seqüência percorrendo os 8 km de belas paisagens, passando pelo Cânion até a chegada na Gruta do Monge, localizada na Bufadeira da Fonte, onde os caminhantes puderam fazer suas orações, pedidos e tomar água cristalina da Fonte.

O Secretario de Turismo de Faxinal, Alessandro Proença, agradeceu a presença dos participantes e contou a história do Monge João Maria de Jesus, que é o nome pelo qual ficaram conhecidos três monges que passaram pela Região Sul do Brasil no final do século XIX e primeira metade do século XX. 

Segundo os historiadores, eram curandeiros e tinham caráter de messianismo, e foram importantes no contexto da Guerra do Contestado e um deles passou por Faxinal no século passado e tomou água da Fonte.

Momento emocionante foi de Evaldo Kaplum, que em seu depoimento, falou de uma grande graça recebida.

A Caminhada teve o suporte da equipe dos Trilheiros Faxinal, representada pelos amigos Wagner Carreira e Fábio Basso e segurança de apoio do vereador Katarino e equipe de enfermeiros com Ambulância no trajeto.

Um ônibus foi disponibilizado para a volta de todos os participantes até Faxinal no Salão de Eventos, onde foi servido o segundo café a todos.

 

Fonte: /Fotos Alessandro Proença

 Veja Também