endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Vigilância Sanitária de Faxinal começa mapeamento do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti)

Segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Última Modificação: 03/12/2018 16:54:19


Ouvir matéria

A Vigilância Sanitária de Faxinal começou esta semana um importante trabalho de Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa ) em Faxinal. O levantamento é em todos os municípios do estado do Paraná, e feito pelos Agentes e Endemias. Em Faxinal, o levantamento consiste em obter uma amostragem larvária bimestral de Aedes Aegypti no município, para obter uma estimativa da infestação pelo vetor da dengue. Essa amostragem deve ser precedida de um mapeamento e estratificação de imóveis do município em unidades territoriais homogêneas de 2500 a 12000 imóveis denominadas estratos, isso, é fundamental para o direcionamento e intensificação das ações antivetoriais, pois apresenta a magnitude e a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município.

OS ÍNDICES OBTIDOS PELO LIRAa são:

- Índice de Infestação Predial – Porcentual de imóveis com presença de criadouros positivos para larvas de Aedes Aegypti.

- Índice de Breteau – Número de criadouros positivos para larvas de Aedes Aegypti em 100 imóveis.

- Índice de Recipiente – Distribuição percentual de cada tipo de recipiente em relação ao total encontrados.

    A coordenadora da Dengue do município de Faxinal, Claudete Albach, lembra que é importante à colaboração da população quanto à limpeza do seu terreno, evitando criadouros  em água parada , colaborando com  os agentes de Endemias, faça sua parte !

 Galeria de Fotos

 Veja Também