endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

mais idade

Cansaço em excesso pode representar doença

Quarta-feira, 18 de maio de 2016

Última Modificação: 04/01/2017 16:38:19


Ouvir matéria

Comum na vida das pessoas com rotina corrida, o cansaço excessivo mesmo após uma boa noite de sono pode indicar que algo não está bem com a saúde. Este sintoma pode estar ligado a doenças como depressão, anemia, hipotireoidismo, e distúrbios endocrinológicos como a diabetes e a insônia. Ao identificar o problema do cansaço frequente o aconselhado é a busca de atendimento médico para o tratamento adequado.

Permanecer cansado constantemente é sinal da ocorrência de desequilíbrio do organismo, com interferência na qualidade de vida. “A sensação de cansaço que persiste por duas a três semanas ou que se repete todo mês deve ser motivo para procurar um profissional médico”, orienta o clínico geral do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, Heitor Lagos.

O médico afirma que o cansaço pode afetar o sistema imunológico, causar alteraçõesemocionais, do sono, apetite, além de afetar a produtividade, o desempenho físico e intelectual. “Os exames geralmente necessários para investigar são de laboratório como hemograma, teste de glicemia, de função hepática, renal e tireoide”, explica Heitor.

LEIA TAMBÉM:

<<<<5 motivos para o cansaço>>>>

Ainda de acordo com o médico o cansaço que não tem como causa doenças pode serprevenido através de bons hábitos de vida. Nesse caso é aconselhado o uso devitaminas e suplementos, que devem ser indicadas pelo médico.

Fadiga crônica

Considerada uma doença cruel e debilitante, a Síndrome da Fadiga Crônica provoca dores intensas, cansaço contínuo, infecções recorrentes e insônia, entre outras alterações noorganismo. Os médicos recomendam muita cautela para a confirmação da síndrome nos pacientes.  “Em geral o tratamento deste quadro passa pelo uso de antidepressivos com ações nos neurotransmissores e mudanças de estilo de vida com prática de atividade física, psicoterapia e meditação”, explica Heitor.

Fonte: gazeta

 Veja Também