endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

pronunciamento

A presidente Dilma atribuiu primeiramente os probl

Terça-feira, 08 de setembro de 2015

Última Modificação: 05/01/2017 11:18:27


Ouvir matéria

A presidente Dilma atribuiu primeiramente os problemas de hoje a decisões tomadas pelo governo no passado

A presidente Dilma Rousseff admitiu, em pronunciamento na Internet, possíveis erros do governo, apontou que mostrará soluções e que o momento é de reavaliar todas as medidas tomadas num período em que governo gastou recursos para priorizar emprego e renda para os trabalhadores.

“Enfrentamos problemas e desafios. Sei que é minha responsabilidade apresentar caminhos e soluções para fazer a travessia que deve ser feita”, afirmou a presidente em vídeo de pouco mais de 8 minutos para celebrar o Dia da Independência do Brasil, nesta segunda-feira, quando participou de desfile em Brasília.

Veja o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff

Acossado pela baixa popularidade e fraca base de apoio no Congresso, o governo previu no fim de agosto um inédito déficit primário no Orçamento da União para 2016, desencadeando uma saraivada de críticas da oposição, que avaliou a investida como uma maneira do Executivo de dividir a responsabilidade com os parlamentares por medidas necessárias para aumentar a arrecadação e reduzir despesas.

Na mensagem desta segunda, a presidente Dilma atribuiu primeiramente os problemas de hoje a decisões tomadas pelo governo no passado, ao contrário de outras ocasiões, em que o panorama internacional desfavorável era inicialmente enfatizado.

“As dificuldades e os desafios resultam de um longo período que o governo entendeu que deveria gastar o que fosse preciso para garantir emprego e a renda do trabalhador, a continuidade dos investimentos e dos programas sociais”, disse.

“Agora, temos que reavaliar todas essas medidas e reduzir as que devem ser reduzidas”, acrescentou.

Em outro trecho do discurso, Dilma também disse ser possível que o governo tenha cometido erros, mas apontou que as dificuldades são superáveis, apesar de alguns remédios para a situação serem “amargos, mas indispensáveis”.

“Se cometemos erros, e isso é possível, vamos superá-los e seguir em frente”, afirmou.

Dilma também lembrou que o crescimento de importantes parceiros do Brasil foi reduzido. “Nossos problemas também vieram lá de fora e ninguém que seja honesto pode negar isto.”

Defesa da democracia

No discurso postado no blog do Planalto, Dilma disse que o dia da Independência é de reafirmar a capacidade do povo de convivência com diferenças, conclamando tolerância e respeito na defesa de ideais.

A presidente, que vem sendo alvo de protestos e pedidos de impeachment, ressaltou que é preciso ser firme na defesa da democracia e adoção do voto popular, “como método único e legítimo de eleger nossos governantes e representantes”.

Lembrando dos conflitos no mundo e tragédias de natureza humanitária, Dilma disse ainda que o país está aberto para receber refugiados “mesmo em momentos de dificuldades, de crise, como o que estamos passando”.

“Aproveito o dia de hoje para reiterar a disposição do governo de receber aqueles, que expulsos de suas pátrias, para aqui queiram vir, viver, trabalhar e contribuir para a prosperidade e a paz do Brasil”, disse.

 

Fonte: gazeta

 Veja Também