endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

festa julhina

O mês de junho é marcado pelas tradic

Segunda-feira, 20 de julho de 2015

Última Modificação: 02/02/2016 09:28:34


Ouvir matéria

O mês de junho é marcado pelas tradicionais festas juninas. Sendo assim o prefeito Adilson Silva Lino contribuiu com total apoio aos profissionais da área para que toda criançada da rede municipal entrasse em ritmo de festa e muita alegria. As escolas municipais e os Centros municipais de Educação Infantil (CMEI) ficaram enfeitados com bandeirinhas e muitas decorações típicas, e assim formaram um arraial para as crianças dançarem quadrilha, saborearem comidas típicas, enfim se divertirem.

As festas juninas são originárias de Portugal onde se homenageiam os santos Antônio, Pedro e João. Aqui no Brasil há a mesma tradição vinda principalmente da região Nordeste. Nestas festas as comidas são típicas e aproveitam a colheita do milho. Por isso muitos pratos são feitos a base deste cereal como: o curau, a pipoca, o milho cozido, a canjica e a pamonha.

Esses três Santos católicos: Santo Antônio no dia 13 de junho, São João no dia 23 e São Pedro no dia 29, que também são homenageados nestas festas aqui no Brasil, trazem muita alegria e brincadeiras. É comum as pessoas soltarem fogos e se divertirem vestidas com roupas que lembram as pessoas do campo, os homens usando calças de brim, camisas quadriculadas, lenços no pescoço e o tradicional chapéu de palha. Já as mulheres gostam de vestir vestidos feitos de chita e usar tranças no cabelo.
No dia de Santo Antonio há também a tradição das mulheres solteiras fazerem promessas ao Santo para se casarem.
As músicas tocadas nestas festas são bem conhecidas e antigas, como: Capelinha de Melão, Pula a Fogueira e muitas outras que animam bastante as festanças.
Essas festas têm como tradição a quadrilha que é uma dança em pares que as pessoas vão recebendo ordens de uma pessoa para dançarem como, por exemplo: trocarem de par, passarem pelo túnel, pularem pensando que tem cobra no chão, que está chovendo, enfim realizarem as ordens dadas com muita graça e alegria, que só a festas juninas sabem dar as pessoas.
As fogueiras não podem faltar nestas festas, já que o clima nesta época do ano é frio, servindo tanto para esquentar as pessoas como também para os mais corajosos, motivo da brincadeira Pula a Fogueira.  

Fonte: pmf

 Galeria de Fotos

 Veja Também