endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

SERVI?OS

Conservar e prolongar a vida útil dos pneus

Quarta-feira, 13 de maio de 2015

Última Modificação: 05/11/2018 13:25:58


Ouvir matéria

Conservar e prolongar a vida útil dos pneus exige alguns cuidados dos motoristas. Manter a pressão do ar em dia e aproveitar as revisões periódicas para fazer o rodízio e verificar o alinhamento são atitudes importantes. Mas isso não é tudo. Veja quais outras medidas tomar para não trocar os pneumáticos tão cedo e manter a sua segurança e a da sua família:

Um dos primeiros cuidados que os motoristas devem ter é calibrar regularmente os pneus. Quando os níveis de pressão estão baixos, o consumo de combustível aumenta e as frenagens são afetadas, ao ponto de o carro ficar mais vulnerável em casos de aquaplanagem. “Se a pressão é inadequada, o comportamento do veículo se altera e a distância percorrida nas frenagens pode se ampliar em até quatro metros” alerta o gerente de marketing da Michelin, Flávio Santana. Em geral, a pressão adequada é indicada no manual do proprietário. As calibragens devem ser feitas numa média de 15 dias.

O alinhamento é outro ponto que merece atenção. Quando estão desalinhados, os pneumáticos apresentam desgastes irregulares em determinadas áreas de contato com o solo, o que pode comprometer a vida útil em até 50% e afetar os sistemas de suspensão e de direção. Para evitar dores de cabeça, Santana recomenda que o ajuste seja feito pelo menos a cada revisão . Para identificar possíveis problemas, os condutores devem observar se o carro pende mais para um lado do que para o outro em vez de manter uma mesma trajetória e se há diferença de desgaste nos 

Fonte: Gazeta

 Veja Também