endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Feij?o

A for?a das leguminosas

Quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:38:49


Ouvir matéria

O feijão tem sua força ampliada com algumas combinações, e pode ser substituído por ervilha, lentilha e grão de bico

 

Muito nutritivo, mas um pouco esquecido na mesa dos brasileiros, o feijão é quase insubstituível. Conhecida fonte de ferro, proteína e de outros nutrientes, são poucas as leguminosas que podem exercer o mesmo papel na dieta, como a lentilha, grão de bico e ervilha. Combinado com o arroz, torna-se a dupla perfeita para fornecer os mesmos componentes proteicos que a carne. Com laranja e limão, o ferro é melhor aproveitado:

Equilíbrio proteico

 

Para cada porção de feijão, três colheradas de arroz e está pronta a combinação perfeita de proteínas para o organismo. A dupla é excelente fonte de fibras, carboidratos, proteínas, energia e vitamina do complexo B, importante para o metabolismo energético.

Melhor absorção

Adicionar ao prato de feijão alguns alimentos ácidos, como laranja e limão, pode ajudar na absorção de ferro. O mesmo vale para as outras leguminosas. Café, mate e refrigerantes, por outro lado, atrapalham este processo. Alimentos ricos em fibras prebióticas (fonte de alimento para bactérias probióticas), como a banana e a escarola também ajudam na absorção dos nutrientes. Um bom exemplo de prato é o feijão com arroz e banana.

Do intestino aos músculos

As fibras do feijão, além de ajudarem nos movimentos do intestino, promovem saciedade e fazem com que a fome seja diminuída, retardando a vontade de comer novamente. Como é uma fonte vegetal, não possui colesterol e quase zero de gordura, reduzindo o valor calórico. A energia do feijão ajuda também na formação de músculos, enzimas e hormônios.

Como preparar

Ao cozinhar o feijão sob pressão com água, sal, cebola, alho, cheiro verde e óleo não há interferência na absorção e aproveitamento do alimento. Não exagere no sal e raramente utilize linguiça e bacon, pois alteram o valor calórico e as gorduras da receita.

Fonte: Gazeta

 Veja Também