endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

economia

Economia cresce 0,12% em abril em rela??o a mar?o, diz BC

Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:49:26


Ouvir matéria

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado pelo mercado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) oficial, avançou 0,12% em abril na comparação com março, de acordo com dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta sexta-feira (13).

Em março, o índice tinha registrado queda de 0,11% na comparação com fevereiro.

Analistas consultados pela agência Reuters esperavam estagnação na comparação mensal, com projeções que foram de queda de 0,40% a alta de 0,53%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária.

Pão, carro e novela entram na conta; clique na imagem e entenda

  • Raphael Salimena/UOL

IBC-Br

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) --que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual.

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

Fonte: uol

 Veja Também