endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

p?scoa

Ovos e barras de chocolate perdem at? 35% do peso

Terça-feira, 15 de abril de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:52:58


Ouvir matéria

Procon revela que pelo menos 16 itens ficaram mais leves em 2014 e que nem todos tiveram redução no preço

Tabletes, ovos e até uma caixa de bombons estão mais “leves” na Páscoa deste ano. No levantamento específico de preços feito pelo Procon-PR neste mês com 217 produtos de chocolate, a Gazeta do Povo constatou que 18 itens podem ter mudado de peso em 2014 na comparação com o ano passado. Desses, 16 estão com gramas a menos – a variação foi de 0,93% a 35,3% menos chocolate. A maioria dos produtos vinha se mantendo com o mesmo peso desde 2012, segundo o levantamento do Procon-PR feito com base no estoque disponível no varejo de Curitiba.

A redução no peso de produtos pela indústria é uma prática legal, desde que siga as regras de uma portaria baixada pelo Ministério da Justiça em 2002. A norma estipula que a redução de preço precisa ser proporcional à do peso e que o alerta deve ser impresso na embalagem por no mínimo 90 dias.

A regra, porém, não trata abertamente de produtos sazonais, vendidos apenas em certa época do ano. “A fábrica não é obrigada a vender produtos sazonais da mesma forma que no ano anterior. Mudam a embalagem, algo da receita. Não existe base comparativa e isso dificulta mesmo a pesquisa de preços”, afirma Maria Inês Dolci, da associação de defesa dos consumidores Proteste.

O Procon-PR informou não ter registrado nos últimos anos qualquer reclamação de consumidores sobre o peso de itens de Páscoa. Responsável por checar se o peso dos produtos coincide com o impresso na embalagem, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) alerta que a numeração informada pelos fabricantes de ovos de Páscoa é pouco significativa como métrica. “É preciso estar atento ao peso do produto e não à referência, que pode variar de fabricante para fabricante”, avisa o gerente de fiscalização de pré-medidos, Sérgio Camargo.

Embalagem

Das quatro marcas responsáveis por produtos de chocolate que variaram o preço desde 2013, apenas a Lacta manteve os alertas para a Páscoa de 2014. A fabricante alterou (para menos) o peso de dez produtos, entre ovos, tabletes e caixas de bombons. A diminuição mais expressiva foi a da barra Bubbly, que pesava 170 gramas em 2013 e, hoje, pesa 110 gramas (menos 35,3%).

A Garoto, que reduziu cinco tabletes de chocolate, sustenta que informou o consumidor sobre a mudança no prazo estipulado pela portaria. De acordo com a marca, a mudança na produção ocorreu no fim de 2012.

Já a Nestlé argumenta que a caixa de Miniovos Especialidades – que, pela comparação, passou de 180 gramas para 236 gramas – entrou em 2014 como um produto “completamente novo”, o que impediria comparações.

Fonte: gazeta

 Veja Também