endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

cr?dito

Servidores e aposentados ?dominam? o consignado

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:52:58


Ouvir matéria

Empréstimo com desconto em folha tem as menores taxas. Mas é opção quase exclusiva de funcionários públicos e beneficiários da Previdência Social

Juros mais baixos têm se tornado opção restrita a funcionários públicos e beneficiários do INSS. Esses consumidores respondem pela maior parte das operações com o chamado crédito consignado – descontado da folha de pagamento –, uma das modalidades com as menores taxas e que mais ganharam participação de mercado nos últimos anos.

INFOGRÁFICO: Veja o índice da participação no crédito ao consumo

O consignado para trabalhadores do setor público e para quem recebe pela Previdência representa 28% do crédito ao consumo. Há sete anos, início da nova pesquisa de juros do Banco Central, a participação era de 21%. Ainda são poucos os trabalhadores privados com acesso a esse tipo de financiamento. Apenas 2% do crédito ao consumo são empréstimos consignados a quem não está na folha do setor público.

As taxas de juros mostram a vantagem desse crédito. Servidores públicos pagam, em média, 23% ao ano. Beneficiários do INSS, 28% ao ano. Quem trabalha em empresas privadas que possuem acordo com bancos para concessão do consignado, 32% ao ano. No crédito direto sem desconto em folha, o juro está em 95% ao ano. No cheque especial, em 157% anuais.

Um dois principais entraves ao consignado no setor privado é a garantia do emprego e do recebimento do salário. Esse é um dos motivos pelos quais esse mercado está restrito praticamente a grandes empresas, algumas delas estatais de economia mista, segundo um executivo do setor bancário.

De acordo com o Ministério da Fazenda, outros dois problemas têm inviabilizado o crescimento mais significativo do consignado privado. A legislação atual não garante que a prestação será descontada do salário antes de outras despesas. O desconto na folha também pode ser inviabilizado se a empresa pagadora passar a depositar o salário em outro banco.

As duas questões dependem de mudanças na lei que estão em discussão no governo, segundo a Fazenda. Os dados do BC também mostram que, com o ciclo atual de alta da taxa básica de juros, aumentou a diferença de juros para quem recebe pelo governo e para demais consumidores.

Na hora de repassar o aumento no custo do dinheiro, os bancos estão evitando elevar as taxas do consignado, pois a concorrência continua acirrada nessa área.

Fonte: gazeta

 Veja Também