endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

mundial de 2014

Feriado na Copa: eis a quest?o

Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Última Modificação: 05/11/2018 13:56:00


Ouvir matéria

Calendário escolar prevê que, nos dias de jogos em Curitiba, 700 mil fiquem em casa. Medida ajuda na mobilidade, mas vai afetar o comércio

As obras para a Copa do Mundo em Curitiba ainda não estão prontas, mas uma medida de grandeajuda para a organização do evento está garantida: as instituições de ensino fecharão as portas nos dias de jogos. Aproximadamente 700 mil estudantes não terão aulas, o que vai proporcionar um grande alívio ao trânsito e ao transporte público da capital: durante as férias escolares, o número de passageiros cai em torno de 8%, enquanto o congestionamento nos horários de pico tem redução de 15% a 28%. Mesmo assim, o poder público ainda discute a necessidade de haver feriado nos dias de jogos em Curitiba – previstos para ocorrerem nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho.

A Comissão Especial da Copa na Câmara Municipal é a responsável pela decisão. A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) já indicou que os feriados facilitariam a mobilidade. Para a Associação Comercial do Paraná (ACP), seria um erro inibir a atividade econômica justamente em uma época de grande movimentação.

Curitiba nunca recebeu um evento como a Copa do Mundo, mas algumas projeções podem ser feitas para estimar o trânsito nos dias de jogos. Em julho de 2013, a média de usuários do transporte público em dias úteis foi de 959,9 mil, o que representou queda de 8% em relação aos dias úteis de junho, de acordo a Urbs. O número de carros nas ruas recuou 5% entre junho e julho de 2013, segundo a Setran. Mas o impacto disso nas ruas é bem significativo: nas férias escolares, a média dos quilômetros de trânsito caiu 28% ao meio-dia, 15% entre 18 e 19 horas e 40% às 7 horas. Os dados são da empresa de monitoramento de trânsito Maplink, que fez um levantamento para a Gazeta do Povo dos dias 17 e 21 de junho e 15 e 19 de julho de 2013.

Aos feriados, a demanda pelo transporte público cai drasticamente. Na média dos domingos de julho de 2013 – dia equivalente ao feriado –, foram transportadas 215 mil pessoas, apenas 20% da demanda do dia útil naquele mês. O número de carros nas ruas cai em torno de 40% a 60% em cruzamentos do Anel Viário de Curitiba, segundo dados do feriado de 1.º de maio de 2012.

“Os quatro jogos de Curitiba não vão movimentar a cidade de uma maneira que inviabilize o seu funcionamento normal. Não há justificativa para feriado”, opina Garrone Reck, professor do Departamento de Trânsito da UFPR. Para ele, a prefeitura deve definir prioridades. “Serão as 40 mil pessoas que irão ao estádio, ou todas as demais?”, questiona.

O professor do mestrado de Gestão Urbana da PUCPR Fábio Duarte ressalta que muitos torcedores vão a pé ver os jogos. “A maioria dos hotéis está a menos de dois quilômetros do estádio. Os outros torcedores irão aos parques da cidade, com os ônibus turísticos, que deverão, espero, ter seu número ampliado. Não irão de carro.”

Segurança

Um evento como a Copa do Mundo exigirá policiamento especial no entorno do estádio, a Arena da Baixada, e na Fan Fest, que acontecerá durante todo o evento na Pedreira Paulo Leminski. Além do telão de 100 metros quadrados para exibição pública dos jogos da Copa do Mundo, a Fan Fest Curitiba tem previsão para realizar 55 atrações musicais locais e 13 cantores nacionais. Por isso, independentemente de ser feriado ou não, será colocado em prática o Plano de Gestão de Tráfego, que leva em conta aspectos como o monitoramento e controle nas chamadas “rotas protocolares”, utilizadas por veículos da Fifa e das delegações.

Prejuízo

Para a Associação Comercial do Paraná, caso haja feriado nos dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba, o prejuízo financeiro afetará não apenas os lojistas, mas também o município, que terá arrecadação menor.


Fonte: gazeta

 Veja Também