endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

seguran?a publica

Presos preparavam ataques no Paran?

Quinta-feira, 21 de março de 2013

Última Modificação: 05/11/2018 14:10:55


Ouvir matéria

Detentos transferidos ontem para presídios federais seriam líderes de facção criminosa e há duas semanas tinham suas ações monitoradas

Trinta e oito detentos do Paraná foram transferidos ontem para presídios federais do Rio Grande do Norte e de Rondônia em uma operação preventiva para evitar ataques criminosos como os ocorridos em Santa Catarina no começo deste ano. Os presos seriam membros de uma facção do crime organizado e, nas últimas semanas, estariam preparando ações articuladas para desafiar o poder público no Paraná. O próprio governador Beto Richa admitiu preocupação com a possibilidade de atentados. “Nós detectamos de forma prematura, logo que se iniciaram os primeiros movimentos”, disse Richa na manhã de ontem, em um evento da montadora Renault.

Há duas semanas, um grupo de trabalho que envolve a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) começou a acompanhar de forma mais intensa movimentações nas penitenciárias do estado. Assim que foram detectados sinais de que poderiam ocorrer ações a mando de uma facção, o grupo iniciou o processo para pedir a transferência dos presos – vários estavam em unidades prisionais do interior, como Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. Nas últimas semanas, o grupo de trabalho concentrou os presos em uma ala da Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I) para controlar de forma mais direta os principais suspeitos. Quando o grupo achou prudente transferi-los, Richa telefonou para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pediu um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Vinte dos presos foram para o presídio federal de segurança máxima de Mossoró (RN) e os outros 18 foram para Porto Velho (RO).

Outras ações

Segundo o secretário da Se­­gurança Pública, Cid Vas­­ques, a Polícia Militar tem realizado um trabalho ostensivo mais intenso e a Polícia Civil está trabalhando de forma dobrada.

“É um tipo de ação criminosa que surpreende a todos. Tem que estabelecer toda e qualquer estratégia de prevenção”, declarou Vasques. De acordo com ele, o Paraná ainda permanece em alerta. Alguns eventos suspeitos têm recebido atenção especial, como os assassinatos de dois agentes penitenciários, rebeliões e ônibus incendiados. O grupo de trabalho integrado tem investigado cada caso para descobrir se há conexão com facções criminosas. “Estamos conseguindo separar com muita clareza o que pode ser vandalismo e o que, eventualmente, não seja”, disse Vasques.

Fonte: gazeta

 Veja Também