endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

educação

Brasil fica na penúltima posição em novo ranking de educação

Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Última Modificação: 05/11/2018 14:15:00


Ouvir matéria

Resultados de testes internacionais foram comparados e deixaram o país na 39ª colocação, na frente apenas da Indonésia

O Brasil ocupa a penúltima posição em uma lista de 40 nações que tiveram comparados os seus desempenhos em testes internacionais de educação. O país supera apenas a Indonésia no ranking que tem a Finlândia e a Coreia do Sul como líderes absolutos. A listagem faz parte do estudo The Learning Curve (A curva de aprendizagem), feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) e divulgado nesta terça-feira (27) pela Pearson.

O ranking é baseado em um índice que compara os resultados obtidos pelos países em duas categorias de ensino: habilidades cognitivas e nível de escolaridade. A pontuação indica se as nações estão acima ou abaixo da média entre os participantes.

Os índices internacionais usados na comparação – Pisa, Timss e Pirls, todos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – avaliam alunos dos últimos anos dos ciclos 1 e 2 do ensino fundamental em Matemática, Leitura e Ciência. Também foram considerados dados educacionais de cada país sobre alfabetização e as taxas de conclusão de escolas e universidades.

Objetivo

O intuito da pesquisa feita pela EIU é auxiliar a comunidade escolar mundial a identificar os principais fatores que impulsionam melhorias educacionais e que podem servir de modelo para outras regiões. “O estudo permite uma análise extremamente sofisticada do que de fato funciona em educação. Mostra que não tem nenhuma mágica, requer atenção e ações de longa duração, coerência e foco para melhorar o desempenho”, afirma Michael Barber, chefe de Educação da Pearson.

Confira quem são os melhores e os piores pelo Índice Global de Habilidades Cognitivas e de Desempenho Escolar:

1º Finlândia – 1.26
2º Coreia do Sul – 1.23
3º Hong Kong (China) – 0.90
4º Japão – 0.89
5º Cingapura – 0.84
...
36º Colômbia – -1.46
37º Tailândia – -1.46
38º México – -1.60
39º Brasil – -1.65
40º Indonésia – -2.03

Fonte: gazeta

 Veja Também