endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

análise

Seca ameaça zerar estoques dos EUA

Quarta-feira, 11 de julho de 2012

Última Modificação: //


Ouvir matéria

Depois de enfrentar o mês de junho mais quente e seco dos últimos anos, os Estados Unidos começam a cogitar a possibilidade de ter de racionar o consumo de grãos para evitar o desabastecimento durante a entressafra, no início do ano que vem. De acordo com o Centro Integrado de Meteorologia do Meio-Oeste (MRCC, na sigla em inglês), a maior parte da região recebeu entre 50% e 75% do volume normal para o período, mas em algumas áreas, como no Sul do estado de Indiana, o índice não passou de 10%.

Com pouca umidade e termômetros na casa dos 40°C, os bolsões de seca quadruplicaram na comparação com maio. A área classificada como estiagem severa, que somava 2% do território há trinta dias, hoje abrange 15% da região Sul do Meio-Oeste e outros 5% enfrentam condições de seca extrema.

A onda de calor, considerada a pior dos últimos 24 anos pelos produtores norte-americanos, frustrou as expectativas de safra recorde e ameaça reduzir a zero os estoques de soja e milho dos EUA ao final do ciclo 2012/13.

No mês passado, o De­­partamento de Agricultura dos EUA (USDA) estimou a safra de soja do país em 87,2 milhões de toneladas e a produção de milho em recordes 375,7 milhões de toneladas. A conta considera produtividades de 49,2 sacas e 174,64 sacas por hectare em 30,8 milhões e 39 milhões de hectares, respectivamente. Mas a cada dia sem chuva essas marcas parecem mais inatingíveis.

Consultorias privadas têm reduzido drasticamente as suas projeções. Na semana passada, a Progressive Ag, com sede na Dakota do Norte, reduziu as suas apostas para 45,28 sacas de soja e 155,33 sacas de milho por hectare, índices que, se confirmados, anulam completamente o aumento de 1,1 milhão de hectares, promovido pelo USDA no final do mês passado.

A comparação dos números oficiais com as estimativas da Progressive Ag revela que a seca já teria levado dos produtores norte-americanos 7 milhões de toneladas de soja e 42,6 milhões de toneladas de milho. “Sim, a estiagem é uma realidade, e está cortando drasticamente o potencial de produção da safra 2012/13. Mesmo contabilizando o aumento de área do relatório de 29 de junho, a seca já eliminou virtualmente os estoques finais de milho e pode deixar o país sem soja mesmo antes da entressafra”, destaca o analista Ray Grabanski, presidente da consultoria.

Em sua última projeção, divulgada no mês passado, o governo norte-americano estimou que os EUA encerrariam a temporada com 3,8 milhões de toneladas de soja e 47,7 milhões de toneladas de milho em estoque. A previsão não considera o incremento de área anunciado final de junho nem leva em conta a quebra climática.

Fonte: gazeta

 Veja Também